quinta-feira, 31 de julho de 2014

Sobre o plantio das coisas

Bom, mesmo, é quando chove.

Quando lhe der vontade de plantar discórdia, pare um pouco e pense. Não seria melhor plantar um pé de fruta? Uma goiabeira! Os periquitos gostam. O cheiro é bom. A flor é linda!... Quem não gosta de goiaba...?

Que tal, talvez, plantar uma bananeira, daquelas que a gente planta as mãos no chão e joga os pés pra cima...? Ou plantar os pés, mesmo, no chão de terra batida e respirar fundo... ah, como é bom. E se plantar grama, só pra pisar descalço e sentir cócegas?

Plantar sementes dá frutos. Plantar discórdia dá brutos.

Plante um sorriso no rosto e ria feito besta. Se não contagiar ninguém, pelo menos vão rir de você -- besta. Mas vão rir.

Plante o que nunca dá. Se der, a gente colhe. Se não der... bem, já não dava.

Plante um bom dia nas suas manhãs. Hoje eu fui trabalhar, a pé, e me atrevi a dar bom dia. Parece coceira! Depois do primeiro que te retornam, você não sente mais vontade de parar. Foi tanto bom dia que cheguei ao trabalho sorrindo. Olha só!: plantei bom dia e colhi sorrisos -- os meus e os dos outros. Ah, tem isso, também. Às vezes você planta uma coisa e colhe outra... Só pra testemunhar o vício que me deu, acredite se quiser: no almoço, fui e voltei plantando boa tarde.

E lembre-se: semear não é plantar. Plantar não é só jogar a semente. É fazer crescer e brotar. Ainda que os frutos não venham. Plante tudo que for bom.

Quando lhe der vontade de plantar discórdia, plante coisa melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário